A RSBS / UEA

A Rainforest Social Business School – RSBS/UEA surge como esforço coletivo e sinérgico voltado para a implementação de negócios que garantam o desenvolvimento econômico, a inclusão e equidade social como oportunidades de mercado para produtos e serviços oriundos de florestas tropicais respeitando a sinergia inerente a seus ecossistemas e sociedades.

Nossa História

Neste século a bioeconomia é apontada como a economia de vanguarda e a biodiversidade é um pilar essencial nesse processo. Neste cenário a Amazônia tem sido apontada como uma das mais potentes fronteiras bioeconômicas. Com o significativo crescimento de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da bioeconomia na Amazônia a interação entre instituições de ensino, do setor produtivo, do governo e da sociedade civil organizada é imprescindível neste processo.

Chegou o momento de potencializar as oportunidades deste modelo econômico na Amazônia por meio de processos que incluem a formação de recursos humanos para a adoção de novas tecnologias, que utilizam e se beneficiam dos ativos naturais em diversas indústrias – de produtos farmacêuticos a energia, alimentos, cosméticos, materiais, bem-estar e mobilidade. Os negócios das florestas tropicais devem gerar empreendedorismo protagonizado pelas sociedades locais.

Neste contexto, em maio de 2019, a partir da interação da UEA com o Instituto de Estudos Avançados – IEA/USP surge a possibilidade de se implementar um processo de formação colaborativo que potencialize o surgimento de negócios desta natureza.

Na sequência de inúmeras reuniões, no mês de novembro a UEA abrigou o “Encontro de Bioeconomia e Sociobiodiversidade na Amazônia”. Evento organizado pelo GREEN RIO e promovido pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com apoio da GIZ /Projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável, e do WWF. Durante o Encontro ficou estabelecido o compromisso de inúmeras instituições em instituir uma escola de negócios da Amazônia – Rainforest Social Business School – RSBS/UEA.

A RSBS é uma escola inovadora no processo de formação de recursos humanos que emprega metodologias participativas, vivências e desafios inerentes as situações de gestão de negócios numa perspectiva de construção de saberes e significados que comportem a Amazônia em sua vocação econômica e estabeleçam um horizonte de novos negócios ou mesmo a ampliação e adequação daqueles já existentes.

Amazon Rainforest Business
Pós – Graduação Lato Sensu – Especialização

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Amazon Rainforest Business (Negócios da Floresta Amazônica) visa oportunizar o acesso a conhecimentos e técnicas de gestão e empreendedorismo, voltadas a constituição de negócios a partir do aproveitamento de recursos da floresta, águas, ecossistemas e sociedades associadas, de modo a constituir cadeias de valor comprometidas com a conservação do Bioma Amazônia.

O Curso foi idealizado na perspectiva de construção de saberes e significados que comportem a Amazônia em sua vocação econômica e estabeleçam um horizonte de novos negócios ou mesmo a ampliação e adequação daqueles já existentes.

Quem pode participar?

Por se tratar de um curso voltado para a gestão e empreendedorismo associado a conservação do Bioma Amazônia, o perfil do participante desse processo de formação é de pessoas com graduação que busquem conhecer aspectos amazônicos relacionados as diferentes faces do mundo dos negócios para atuarem como gestores, cadeias produtivas empreendedores e ou consultores em todos os diversos elos das cadeias produtiva e de valor ligadas aos negócios, sobretudo aqueles com inserção na Amazônia. A duração do curso é de 18 (dezoito) meses e carga horária de 450 horas.

MAIS INFORMAÇOES NO SITE: rsbusinesschool.uea.edu.br